As torres residenciais BIG, no Bairro de Negócios Internacional de Yongsan revitalizam a frente ribeirinha Han com um novo centro comercial e residencial para os cidadãos de Seul, na Coreia do Sul.
Situado na borda Sudeste do plano diretor de Yongsan, desenhada pelo Studio Liebeskind para o grupo coreano de desenvolvimento Dreamhub, as Grandes Torres # Cross contribuirão para o horizonte de desenvolvimento de Seul e se tornarão num marcador reconhecível do novo centro cultural e comercial da cidade. BIG foi selecionado para apresentar uma proposta de design para Yongsan, o Distrito de Negócios Internacionais em conjunto com outros 19 escritórios internacionais, nos quais se encontravam SOM, Perrault Dominique, REX e MVRDV.
O terreno de 21 000 m2 está posicionado ao lado da trama urbana existente nas futuras zonas de desenvolvimento do plano diretor Yongsan. O projeto BIG inclui duas torres elegantes, com uma altura de 214 e 204m. Para atender às exigências da altura do local, a massa do edifício superior é transformada numa barra superior e inferior horizontal, que conectam as duas torres a 70 e 140m metros de altura. As duas torres estão ainda conectadas pelo bar de entrada ao nível do solo – e com um pátio no subsolo.
“As Torres # Cross constituem uma comunidade tridimensional urbana de torres de interconexão horizontal e vertical. Três pontes públicas conectam duas finas torres em diferentes níveis – no subsolo, na rua e no céu. Para atender às demandas e desejos de todos os moradores, de várias idades e culturas, as pontes são ajardinadas e equipadas com uma variedade de atividades, tradicionalmente restritas ao nível do chão. O volume resultante forma uma figura distinta no novo horizonte de Seul – um “#” funciona como porta de entrada para o novo Distrito Empresarial Yongsan sinalizando uma ruptura radical com a bruta repetição de torres desconexas para uma nova comunidade urbana, que fomenta o espaço tridimensional da cidade. “Bjarke Ingels, Sócio Fundador, BIG.
As coberturas tanto da ponte superior com da inferior são revestidas com jardins acessíveis aos moradores, permitindo atividades ao ar livre, e o pátio no centro é parte integrante do projeto global de arquitectura. As vistas arrojadas para as torres vizinhas e as conexões visuais em todo o pátio do setor de varejo criam um espaço estimulante para os moradores e visitantes. A paisagem ao ar livre pretende aliar a combinação entre o charme de pátios tradicionais e a modernidade do projeto. Os pedestres na plataforma de chegada que liga as torres ao nível do solo podem desfrutar de vistas impressionantes para as pontes acima e para os pátios submersos abaixo.
“A torre típico inerentemente remove vida da cidade que ocupa. A circulação é linear e as interações sociais ocorrem apenas em lobbies ou passeios de elevador difíceis. Propomos um edifício que triplica a quantidade de piso térreo -. Triplica a quantidade de interação social e reintroduz a idéia de um bairro dentro do complexo da torre “, Thomas Christoffersen, sócio responsável, BIG.
O empreendimento vai oferecer mais de 600 residências de luxo e serviços, incluindo uma biblioteca, uma da galeria de exposições e um jardim de infância. O projeto BIG garante que os apartamentos da torre têm óptimas condições solares e panorâmicas. Os bares são valorizados pelas vistas espetaculares e oferecem acesso directo às coberturas, ativando e incentivando a vida exterior. As fachadas exteriores são desenvolvidas para responder às diferentes orientações e condições solares, criando uma fachada diversificada que varia desde o ponto de vista do espectador e da posição do sol.
- Área: 96,534 m2
- Torre 1: 214m / 52 andares, Torre 2: 204m / 48 pisos; Terreno: 21.000 m2; Unidades: 627
- Arquitetos: BIG
- Parceiros Responsáveis: Bjarke Ingels, Thomas Christoffersen, Finn N.
- Diretor do Projeto: André Schmidt
- Resposáveis do Projeto: Kamilla Heskje, Cat Huang
- Equipe de Projeto: Buster Christensen, Jeppe Ecklon, Tobias Hjortdal, Jakob Areia, Mikkel Marcker Stubgaard, Camila Luise de Andrade Stadler, Lorenzo Boddi, Karol Borkowski, Igor Brozyna, Eduard Champelle, Erik de Haan, Shun Ping Liu, Enea Michelesio, Daram Parque , Lucian Racovitan, Teresa Fernandez Rojo, Tiago S. Julian Salazar, Laura Youf, Seung Hyun Yuh, Paolo Venturella
- Engenheiros: Arup Dublin (SMEP) e Amsterdam (Iluminação)
- Diretor do Projeto de Engenharia: Rory McGowan
- Gerente de Projetos de Engenharia: Aidan Madden
- Equipe Estrutural: Peter Flynn, Aidan Madden, Salam Al-Sabah, Conor Hayes, Barry Cullen, Michael Day, Cathal Quinn Nevin Keane
- Equipe MEP: Susan Cormican, Luke Stewart, Alborada Delgado, Tadhg O Broin, Paul Collins, Daniel Roe, Chris Behan, Gerry Banks, Stephen Kendal, Carol O’Riordan
- Fachadas: Pat Duffy, Javier Iribarren
- Iluminação: Simone Collon, Mieke Van Der Velden, Ewelina Schraven, Siegrid Siderius
- Arquiteto Paisagista: Martha Schwarz Partners (MSP)
- Principal: Martha Schwartz
- Diretor de Design: Markus Jatsch
- Gerente de Projetos: Nigel Koch
- Arquiteto Paisagista: Aigars Lauzis
- Equipe de Projeto: Ceylan Belek, Salvatore Tabone, Nicola Albertin
- Arquiteto Local: SIAPLAN
- Gerente de Projetos: Yun Sang Estrondo
- Arquiteto do Projeto: Sang Min Lee
- Equipe de Projeto: Jimin Lee, Kyungmo Yang, Kyungmin Yue, Sangsuck Parque